quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Sociedade dos Monstros

Bruxas, vampiros, lobisomens. Estes e outros seres macabros sempre permearam o imaginário da nossa sociedade trazendo em si a ideia de medo. Mas, parece que as coisas mudaram muito.
Tenho observado o quanto a juventude tem sido bombardeada pela mídia com uma "nova visão" sobre essas criaturas. Filmes como Crepúsculo mostram vampiros-galãs. Harry Potter traz um feiticeiro adolescente lutando contra forças do mal. Hellboy... sem comentários! Nos desenhos temos as bruxinhas Winkys, o garoto Ben que toma a forma de monstros horrendos para defender o planeta (tudo com a supervisão de seu tio) e tantos outros que agora me fogem a memória.
Na análise que faço não quero parecer preconceituoso, pois sei que nem sempre o "belo" é "bom" ou o "feio" é "mal". Quero lembrar, sim, que o vampiro sempre será vampiro. A destruição de outrém em favor de sua própria "sobrevivência" está na sua essência. Os lobisomens também vivem a mesma sina. As bruxas detestam as crianças (vale lembrar o quanto as crianças tem sido vitimadas pela violência que assola a nossa sociedade). E por fim, também vale ressaltar que, segundo as lendas, eles não são o que são por quê optaram ser, e sim por quê foram amaldiçoados.
Será que a exposição de nossas crianças e adolescentes a essa nova visão trará no futuro algum tipo de benefício? Eu acredito que
NÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um ano de gv3rra

 Hoje, 24 de fevereiro de 2023, completa-se um ano da guerra entre Rvss1a e Ucrân1a.  Por aqui, até anteontem, se comemorava o retorno da fo...